segunda-feira, 23 de maio de 2011

Confusões, tropeções e demais situações na vida de livreiro (11)

Numa livraria nem sempre entram compradores de livros, por vezes entram também vendedores que acreditam piamente nos seus produtos: vendedores de tapetes, de quadros, de perfumes, de flores de plástico, de telemóveis...
De facto já vi um pouco de tudo, mas ouve uma situação que me marcou especialmente.
A livreira tem certas dificuldades em se manter acordada durante as primeiras horas do dia, ou não fosse ela fã acérrima de um lema "só gostava de ter tanto sono à noite como tenho de manhã", e quando o insólito a procurou estava realmente a dormir em pé. 
Entra um jovem cheio de energia pela livraria dentro:
Jovem - Ora muito BOM DIA! (devia ter tomado no mínimo 10 cafés)
Eu - Bom dia!
Jovem - Trago aqui uma maravilha para lhe mostrar!
Eu - (por favor, mal consigo abrir os olhos) Peço desculpa, mas se é para vender alguma coisa aviso-o que está a perder o seu tempo.
Jovem - Não tem de me comprar nada, apenas lhe quero mostrar as maravilhas que este produto pode fazer. (tira de uma mala um produto muito semelhante a um qualquer vulgar limpa vidros)
Posso começar?
Eu - Começar?
Jovem - Sim, vou começar por lhe limpar o chão. (ajoelha-se e começa a deitar o produto no chão, de seguida esfrega com a mão) Está a ver, tudo preto! Este produto tira tudo! (passa um pano no chão e mostra-me a diferença do antes e do depois, confesso que gosto mais daquelas fotos de produtos para emagrecer, aí o antes e o depois sempre me fascinou.)
Eu - Pois, mas qualquer outro produto pode fazer o mesmo.
Jovem - Nem pensar! Repare nisto (e começa a borrifar as calças com aquilo o_O) Não M-A-N-C-H-A! 
(de seguida deita na mão) Está a ver não faz mal à pele! (agarra na minha mão e borrifa-me com aquilo) Não tenha medo menina, não faz mal! Posso limpar até os seu livros com isto!
Eu - Não me parece! É melhor nem sequer tentar.
Jovem - Duvida de mim? Tem medo que lhe estrague alguma coisa? Pode ficar com o nº do meu BI! (estende-me o BI)
Eu - Não é necessário. Agradeço a sua demonstração. Mas de facto não preci... (começa a deitar aquele liquido no meu balcão que quando o comprei foi-me dito mais de mil vezes para o limpar só com um pano seco, quando muito um pano húmido) Mas o que está a fazer? Esse balcão não pode ser limpo com produtos.
Jovem - Não tem mal nenhum! Não estraga nada! É um produto maravilhoso! (neste momento tira a tampa do produto e começa a BEBER!!!??? entrei em pânico, literalmente em pânico)
Eu - Por favor não faça uma coisa dessas, mas o que é que me quer demonstrar afinal, isso não se bebe (e estava ligeiramente alterada quando disse isto)
Jovem - Mas não faz mal nenhum beber, não entende que o produto é biodegradável!  

Sem comentários:

Enviar um comentário