quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Miguel Martins

13 - Do Tacto


"Do tacto pouco se fala, e quase sempre em sentido figurado. O tacto é, contudo, o mais interessante dos cinco sentidos, o menos embotado por excessos de informação, o menos sujeito a ideias de gosto, pré-concebidas por outros, o que ainda nos pode dar prazeres em estado mais puro, menos sujeitos a racionalizações, na fronteira entre o medo e a entrega. Imaginem-se privados dos demais sentidos; tocam numa superfície peluda: será uma estola de arminho ou uma ratazana? Passado pouco, supera o medo, pouco importa: é bom ou não? No fundo, só isso interessa. Imaginai-vos beijados por alguém sem imagem, cheiro, som ou sabor: é bom ou não? Claro que os outros sentidos são quatro outras bênçãos, nas devemos despi-los das capas artificiais de que os foram e fomos recobrindo. E, sobretudo, é o meu conselho, redescubramos o tacto."


21 - Da Sublimidade Do Amor


"É recorrente, nos programas de televisão vespertinos e entre amigos dados às chamadas «conversas moles», debater, pela enésima vez, as diferenças entre paixão e amor. E, contudo, creio que não existem. Não acredito em amores desapaixonados, ainda que o preço a pagar por este entendimento seja, o mais das vezes, a confrontação com a finitude dos amores. O que não convém a quem pretende vender ao mundo uma imagem estável ou viver na comodidade preguiçosa do conhecido, por oposição aos trabalhos a que os recomeços, as reinvenções, obrigam. Não há - nos amores de natureza erótica, de raiz erótica, de fundação erótica - grandes espaços para fraternidades, filiações, amizades que não estejam subordinadas ao erotismo (como na poesia não há espaço para mensagens que não estejam subordinadas ao «dizer poético», que acaba por ser, ele próprio, a sua mensagem mais abrangente e perene).
Mas o que não há, também, é uma obrigatoriedade de amar. Nesse plano, há muitos estádios intermédios que podem, dependendo das circunstâncias, convir mais a cada qual. Até porque o amor não é uma questão de opção - é irracional, involuntário e altamente improvável. Pressupõe quadros, psicológicos e vivenciais, culturais e físicos, adequados e propícios. O amor é o menos democrático dos sentimentos, o mais elitista (só que, cá está, este elitismo é do seu foro interno - não de qualquer outro). E, sem que isso contradiga o que disse anteriormente, o amor é eterno: quando um amor termina é sinal de que uma das pessoas em causa, ou ambas, morreram, ainda que a morte seja metamorfose ou renascimento ou morte-viva.
E pode, eventualmente, nestes casos, o amor permanecer eternamente vivo no outro, como se votado a um morto ou como amor sem objecto que não o próprio amor, tornando-se, assim, ainda mais substantivo.
Este tipo de amor, estou em crer, só é permitido aos poetas."


*Da (fabulosa) Averno

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